PANDEMIA, F?BRICAS PARADAS E VALORIZA??O CAMBIAL - DESASTRE PERFEITO
postada em 05-08-2021

O Ano de 2020 era promissor, com o setor automotivo esperando uma produção um pouco acima de 3 milhões de unidades. Mas veio a pandemia o câmbio e mudou essa trajetória.

Em 2021 fala-se em 2,4 milhões de unidade produzidas, mas com a falta de alguns componentes a indústria automobilística é afetada.

Com tantos problemas, essa cadeia automotiva continua sendo um setor importante no cenário nacional. Conforme o portal da ANFAVEA-Associação Nacional dos Fabricantes de veículos Automotores temos 27 fabricantes de veículos, caminhões e máquinas agrícolas que possuem juntas 65 fábricas instaladas em dez estados e 43 cidades.

A distribuição destas fábricas no território brasileiro é assim composta: 36 na região sudeste, 23 na região sul, 3 na região nordeste e 3 na região centro-oeste.

Sua representatividade, além da contribuição para o PIB brasileiro, está na geração de empregos, são 500 mil empregos diretos e estima-se 1 milhão em empregos indiretos. Essa cadeia de em empresas (Montadoras e Fornecedores) está presente em vários segmentos industriais (Plástico, aço, eletrônico, eletroeletrônico, químico, metalurgia, dentre outros). No último exercício o faturamento chegou a aproximadamente US$ 60 bilhões, gerando muitas receitas fiscais (ICMS, PIS, COFINS, IPI). Este número coloca a área na representação de 22% do PIB industrial e 4% do PIB brasileiro.

Assim como muitos brasileiros, o setor aguarda a evolução da vacinação contra a COVID-19 e a retomada dos negócios, e, se o governo conseguir aprovar pautas importantes, o crescimento não será o desejável, mas seguirá num constante crescimento.

Aguardemos os próximos capítulos

Por: Eng. Mário Eugênio Longato

 

Veja também: